O Colecionador de Ossos
Coleção Negra * Jeffery Deaver
Editora Record * 1997 * 477 páginas.
Sinopse: Criminologista brilhante, Lincoln Rhyme é um gênio da investigação médica forense. No entanto, sua carreita é interrompida por um terrível acidente, que o deixa tetraplégico. Mas mesmo completamente arrasado física e emocionalmente, ele acaba se defrontando com o maior caso da sua vida: um assassino diabólico que ataca vítimas inocentes nas ruas de Nova York.
Rhyme é o único que pode detê-lo, mas para isso terá de colocar todos seus conhecimentos à prova. Para ajudá-lo, ele conta com a bela detetive de polícia Amélia Sachs, que o ajuda a desvendar um labirinto de pistas para tentar evitar o próximo crime hediondo do Colecionador de Ossos. A corrida contra o relógio transforma-se em uma batalha de inteligência à medida que Rhyme penetra, passo a passo, na mente do louco.
Rhyme é um homem inconformado com sua condição de tetraplégico, fruto de um acidente a serviço da polícia. Ex-chefe da DIRC (Divisão de Investigação e Recursos Criminais), planeja incessantemente uma maneira eficiente de suicidar-se.
Estranhos homicídios ocorridos na região onde está acontecendo uma conferência das Nações Unidas, fazem com que Rhyme seja chamado a colaborar com a perícia técnica na identificação do assassino, e logo passa ao controle de toda a operação.
Amélia Sachs é uma policial da radiopatrulha, que em seu último dia nesse posto, (às vésperas de uma transferência para um cargo administrativo solicitada devido a sua artrite precoce), encontra um corpo enterrado com apenas uma mão sobressaíndo da terra, como se fosse um galho. Sendo a primeira policial a chegar na cena do crime, Amélia imediatamente isola a área e toma todas as providências para proteger o local, chamando a atenção de Rhyme, que a intima a trabalhar com ele no caso, sendo sua colaboradora direta.
O Colecionador de Ossos é um livro narrado em 3ª pessoa, onde toda a trama transcorre em exatas 72 horas. As cenas tem como personagens principais, alternadamente:
* as vítimas - rotina momentos antes do sequestro e durante o mesmo, torturas e eventuais mortes;
* o serial killer - planejamento e execução das mortes;
* os investigadores - processamento das cenas dos crimes, análise científica das provas coletadas, análise intelectual do caso na tentativa de encontrar as vítimas antes que o perpetrador as mate.
Dessa forma, conhecemos a mente psicótica do assassino, o terror das vítimas e o trabalho dos policiais, ao mesmo tempo tentando lidar com as pistas, o cansaço e a gangorra de emoções conforme as horas vão passando.
A luta entre a vida e a morte extrapola o caso policial e se reflete na decisão de Rhyme tentar ou não o suicídio, e na forma de Amélia encarar sua própria vida e carreira.
É um suspense que, apesar dos inúmeros termos técnicos utilizados na análise das pistas, é compreensível, muito envolvente, de narrativa rápida e inteligente. Fiquei com nojo em algumas cenas, com a respiração suspensa em outras... e não desconfiei do assassino em momento algum!
Recomendo para quem gosta de literatura policial e para aqueles que desejam se aventurar nesse estilo.
Estranhos homicídios ocorridos na região onde está acontecendo uma conferência das Nações Unidas, fazem com que Rhyme seja chamado a colaborar com a perícia técnica na identificação do assassino, e logo passa ao controle de toda a operação.
Amélia Sachs é uma policial da radiopatrulha, que em seu último dia nesse posto, (às vésperas de uma transferência para um cargo administrativo solicitada devido a sua artrite precoce), encontra um corpo enterrado com apenas uma mão sobressaíndo da terra, como se fosse um galho. Sendo a primeira policial a chegar na cena do crime, Amélia imediatamente isola a área e toma todas as providências para proteger o local, chamando a atenção de Rhyme, que a intima a trabalhar com ele no caso, sendo sua colaboradora direta.
"-Você acha que eu não devia tê-la escolhido?
-Não, acho que não devia. Porque você a quer?
-Porque ela subiu um aterro de dez metros para não contaminar a cena. Porque fechou uma avenida muito movimentada e uma linha da Amtrak. Isso é iniciativa."
O Colecionador de Ossos é um livro narrado em 3ª pessoa, onde toda a trama transcorre em exatas 72 horas. As cenas tem como personagens principais, alternadamente:
* as vítimas - rotina momentos antes do sequestro e durante o mesmo, torturas e eventuais mortes;
* o serial killer - planejamento e execução das mortes;
* os investigadores - processamento das cenas dos crimes, análise científica das provas coletadas, análise intelectual do caso na tentativa de encontrar as vítimas antes que o perpetrador as mate.
Dessa forma, conhecemos a mente psicótica do assassino, o terror das vítimas e o trabalho dos policiais, ao mesmo tempo tentando lidar com as pistas, o cansaço e a gangorra de emoções conforme as horas vão passando.
A luta entre a vida e a morte extrapola o caso policial e se reflete na decisão de Rhyme tentar ou não o suicídio, e na forma de Amélia encarar sua própria vida e carreira.
"-Aqui. Aqui o cheiro é mais forte.
-O que significa "aqui", Amélia? Você representa minhas pernas e meus olhos, lembre-se."
É um suspense que, apesar dos inúmeros termos técnicos utilizados na análise das pistas, é compreensível, muito envolvente, de narrativa rápida e inteligente. Fiquei com nojo em algumas cenas, com a respiração suspensa em outras... e não desconfiei do assassino em momento algum!
Recomendo para quem gosta de literatura policial e para aqueles que desejam se aventurar nesse estilo.
* VIROU FILME
O Colecionador de Ossos foi adaptado para o cinema em 1999, como um filme de suspense dirigido por Phillip Noyce.
No elenco principal estão Denzel Washington (Lincoln Rhyme), Angelina Jolie (guarda Amelia Donaghy) e Queen Latifah (Thelma).
E você, leu ou assistiu?
Comenta aqui!
Beijos... Elis Culceag.


,+Angelina+Jolie+(guarda+Amelia+Donaghy).jpg)
+e+Queen+Latifah+(Thelma).jpg)



Eu não li o livro mas o filme eu assisti. Denzel Washington estava ótimo como sempre como o policial tetraplégico, já a personagem da Angelina Jolie era um pouco diferente no filme, pelo menos pelo que eu me lembre, ela era uma policial iniciante que entra na investigação meio que por acaso; uma profissional muito dedicada e com uma grande capacidade de observação. Achei bom o filme, mas provavelmente gostaria mais do livro.
ResponderExcluirOi Cris!
ResponderExcluirEu preciso rever o filme, porque me lembro vagamente, mas no livro a Amélia é uma personagem muito forte, ao mesmo tempo rebelde e profissional. Realmente não é possível transpor para o filme todos os diálogos internos dos personagens, e linhas de raciocínio, que são incríveis. Acho que você iria adorar o livro.
Obrigada pela visita e comentário!
Beijos...Elis Culceag.
OI Elis!
ResponderExcluirEu não li o livro, mas assitir ao filme e sabia que era adaptação homônima. Nunca me interessei em ler, ainda mais pelo fatordeque não teria mais a surpresa da descoberta do assassino, né?
Mas vc foi muito corajosa, heim? huhua
bjussssssss, Sabrina - Leituras & Devaneios
É... a escolha do livro foi meio sem querer rsrsrs.
ExcluirDisse pra uma amiga(que tem uma biblioteca enorme):
-Preciso ler um livro de serial killer, você me empresta?
-Só tenho O Colecionador de Ossos.- ela respondeu.
-Tá bom, serve. - finalizei.
E essa foi toda a ponderação a respeito da escolha do livro...
Ainda bem que gostei!
Beijos...Elis Culceag.
Oi Elis! :)
ResponderExcluirEu já assisti ao filme, é bem interessante!
Sabe, desde aquele post, no qual você citou o livro, que eu fiquei bem curiosa para lê-lo. E agora... depois de ler a sua resenha, o interesse cresceu. Adoro livros que contêm elementos da literatura policial.
E que bom que gostou do livro!
Beijocas.
www.artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi Rafa!
ExcluirÉ o primeiro policial que li, então não tenho base para comparação, mas uma amiga que é viciada em livros policiais disse que ama esse livro, e que já o leu 3 vezes! Acho que você vai adorar!
Beijos...Elis Culceag.
Sou fã dessa série. Ótima escolha!
ResponderExcluirOi Vivi!
ExcluirFiquei bem interessada em ler mais livros da série, vou ver se encontro na biblioteca...Obrigada pela visita!
Beijos...Elis Culceag.
Oi flor, passando pra deixar um beijo.
ResponderExcluirGeane.
http://ler-romances.blogspot.com.br/
Beijo Geane!
ExcluirOi, Elis!
ResponderExcluirEu assisti e li, nessa ordem. Confesso que foi um dos poucos casos em que o filme me impressionou mais que o livro. Não que eu não tenha gostado do livro, mas acho que as cenas mais tensas foram muito bem retratadas no filme. Mas de qualquer forma, é uma história incrível, com uma carga de tensão bem pesada.
Li em 2004! Poxa, já faz muito tempo!! Pelo que eu me lembro, a Amelia e o Rhyme são personagens bem densos, com todo um passado... Aaah, me deu vontade de ler novamente! rs...
beijão!
Oi Lia!
ExcluirE eu tô com vontade de ver o filme de novo... rever o Denzel Washington, sempre espetacular e a Angelina Jolie na época em que ainda tinha bochechas!
Beijão ...Elis Culceag.
Oi Elis,
ResponderExcluirCaramba, onde eu estava que ainda não tinha ouvido falar deste livro?
Esse ano estou em uma "vibe" de livro policias e de suspense, e O Colecionador de Ossos me "encheu os olhos"! Eu quero! *-*
E que ótimo saber que o livro te uma adaptação cinematográfica. :)
Adorei sua resenha.
Beijos,
Vanessa.
Paraíso Em Papel
Oi Vanessa
ExcluirÉ que o livro é antigo. Não sei você, mas em 1997 eu estava trabalhando que nem louca e sem nenhum tempinho para ler. Agora estou tirando o atraso!!!
Acho que você iria adorar o livro, o final me surpreendeu!
Beijos...Elis Culceag.
O livro parece ser bom, mas não sei se teria coragem de ler! hahaha
ResponderExcluirOi Alice!
ExcluirEu achei que não teria coragem, fiquei enrolando pra ler, mas quando comecei, gostei e não parei mais!
Obrigada pela visita...
Beijos...Elis Culceag.
Elis, não li nem assisti... E fico feliz por você ter gostado, mas eu não faria nenhuma das duas coisas!! rs...
ResponderExcluirEsse livro me daria pesadelos por muito e muito tempo... hehe... Tenho que aceitar que não sirvo pra ler coisas assim, e pronto! Assistir ao filme então, nem pensar!! hahaha...
Beijo!
Oi Ju!
ExcluirAté eu me surpreendi por ter gostado!
Beijos... Elis Culceag.
Eu só assisti o filme, não sabia que tinha o livro... vou procurar ler... boa dica!
ResponderExcluirObrigada, o livro é muito bom! Nem é meu tipo de leitura, e mesmo assim gostei muito!
ResponderExcluirBeijos... Elis Culceag.
Li o livro e vi o filme. A resenha, muito boa por sinal, é bastante fidedigna com o livro. É um bom livro policial.
ResponderExcluirObrigada, adorei a visita *-*
ExcluirBjs!
Que ótima resenha, fiquei mais interessada em comparar o livro com o filme agora!
ResponderExcluirGostei muito do filme, mas, como disse, ainda não tive chance de ler o livro... :( (Ele está na minha lista de desejados.)Gosto do tema suspense/policial investigativo, só não gosto de descrições muito violentas, um dilema para quem gosta de terror, como eu, hahaha.
Eu não tenho o hábito de ler esse gênero, mas essa foi uma ótima experiência, se você curtiu o filme com certeza irá adorar o livro que explora o lado psicológico das vítimas, policiais e assassino.
ExcluirBeijos... Elis.
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro , mas adoro o filme , adoro esse genrero, que quando agente lê deixa aquele friozinho na barriga e aquele suspense basico no ar. Adorei a resenha , agora quero ler o livro mais ainda
ResponderExcluirQue bom que curtiu Adriana, a leitura é ótima e os diálogos internos dos personagens sem dúvida te surpreenderão, mesmo que já tenha visto o filme ;)
ExcluirBeijos!
Eu li o livro mas nao entendi o fim alguem pode me falar
ResponderExcluirJá fazem mais de dois anos que li e não lembro de todos os detalhes, mas se você quiser mandar sua dúvida por e-mail eu tentarei responder ;)
Excluirarquivopassional@gmail.com