O espelho de Machado de Assis em HQ - JeosaFá e João Pinheiro
Sinopse - Mercuryo Jovem - 2012 - 64 páginas

Trata-se de um conto de mistério: num encontro entre cinco amigos, quatro discutem animadamente questões metafísicas, até que o único que se mantivera em silêncio, Jacobina, ao ser inquirido, propõe uma nova teoria da alma humana e, como argumento, passa a relatar-lhes uma curiosa passagem de sua juventude, e o que ele relata é estarrecedor, porque é sobre o que somos, como nos comportamos, e como não queremos ver o que realmente somos. Complexo? Bem, costuma ser:
Espelho, espelho meu.
Ô da barca! Quem vai aí?
Você ou Eu?
A adaptação do conto de Machado de Assis, “O espelho”, nesta publicação da Editora Mercuryo, com o selo “Mercuryo Jovem”, divide-se em quatro partes:
Na apresentação, somos introduzidos ao universo dos espelhos e suas peculiaridades. Neste esboço, o próprio Machado de Assis é equiparado a um espelho, diante da multiplicidade de interpretações de seus escritos.
Na HQ, a fidelidade do traço de João Pinheiro, no que tange às expressões das personagens, ambientação e figurinos, combinada com os imperceptíveis cortes no texto, bem costurado, de JeosaFá, nos envolve desde o primeiro quadro em um clima de suspense e inquietação, a ponto de também nos perguntarmos ao final: “cadê ele?”
Na terceira parte, a resenha nos reporta à abordagem do espelho na literatura, cinema e mitologia, indica alguns autores, que brilhantemente versaram sobre o tema, e nos guia através do espelho de Machado de Assis e de sua personagem Jacobina, interpõe uma conjectura entre os narradores, e no final nos faz uma indagação.
E o que você acha?
Há algo além da superfície do espelho?
Enfim, na quarta parte, temos na íntegra o conto que deu origem à HQ e:
“Never, forever !
For ever, never!
Tic-tac, tic-tac.”
Bem, Machado de Assis é um daqueles autores amados e/ou odiados, pela difícil compreensão de seus enigmáticos enredos, alguns obrigatórios, seja no ensino médio ou acadêmico; no entanto o (x) da questão é justamente a palavra “compreensão”, quando passamos a entender a genialidade deste autor é impossível não amá-lo, mas, e para entender?
A leitura do original, em foco, requer um mergulho profundo, porque são parágrafos extensos, repletos de descrições e literatura comparada, que às vezes estão distantes da realidade do leitor, frente a erudição invocada.
Na HQ, alguns trechos mais árduos foram omitidos, no entanto, manteve-se intacta a essência da ideia que o autor quis imprimir no leitor.
A partir da HQ, já olhamos com outros olhos o original, os detalhes agora enriquecem a trama.
Tendo em vista que a nova geração é pautada na imagem, “O espelho de Machado de Assis em HQ" abre espaço para a re-significação das obras Clássicas da Literatura. Recomendadíssimo!
Essa leitura foi uma cortesia da Editora Mercuryo.
Aguardamos seus comentários! By.:.






Prezada autora da resenha, fico envaidecido pelo que diz nela. Oxalá os leitores da HQ concordem contigo. Amplexos do JeosaFÁ
ResponderExcluirNão tenho habito de ler clássicos da literatura brasileira, li O Cortiço esse ano por obrigação, rsrsrs, mas ler um clássico em HQ deve ser uma ótima exper~encia, rsrs
ResponderExcluirRafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/
Ola JeosaFÁ,
ResponderExcluirAgradecemos sua ilustre visita ao Arquivo Passional, os méritos são seus pelo excelente projeto, creio que a HQ encantara aos leitores, faço votos que você possa decifrar-nos outros espelhos.
Seja sempre bem vindo!
Sucesso!
Beijo.
Rosem.
Olá Rafa,
ResponderExcluirExcelente no caso do "Espelho", porque é um conto complexo e, na HQ foi adaptado de tal forma, que ao findarmos a leitura , logo queremos uma coleção inteira de HQs do gênero, enfim uma editora teve o "insight" de perceber que essa é uma geraçao pautada na imagem, estou certa que muiiiiita gente vai mergulhar nessa experiência.
Bj.
Oi meninas!
ResponderExcluirMachado de Assis e outros escritores no mesmo estilo não fazem parte do meu estilo literário, até mesmo por ter sido obrigada na escola a ler estes livros, quem sabe a ideia da editora de trazer em HQ consiga atrair leitores.
Bjos!
Cida
Oi Cida,
ResponderExcluirCreio que auxiliará muito na compreensão, vamos aguardar os próximos títulos e conferir.
Bjssss!