Jogador Nº1 - Ernest Cline
Sinopse - Editora Leya - 2012 - 464 páginas
2044: o mundo vive uma catastrófica crise energética e ambiental, onde a maior parte da população não tem onde morar e está morrendo de fome, guerras estão sendo travadas na disputa pelos recursos que sobraram e os governos não sabem mais o que fazer.
OASIS: uma utopia virtual, que você acessa fazendo um login, cria um Avatar que protege a sua identidade, e através de óculos e luvas especiais, insere-se em um Universo tridimensional, com a possibilidade de viajar a milhares de planetas e ambientes temáticos criados digitalmente. Dentro desse espaço, você interage com o ambiente e com os outros usuários, utilizando sensores que captam os movimentos das mãos e do corpo e até o sentido do tato e olfato, e tem acesso ao maior acervo do mundo de músicas, livros, filmes, desenhos, games, quadros; pode estudar, trabalhar, criar seu próprio planeta, casa ou sala de bate-papo, fazer compras, administrar seus bens, brincar e dar festas. Um software de código aberto e acesso gratuito. Uma "caça ao ovo" dentro do jogo, que fará do vencedor um bilionário.
Onde você preferiria passar a maior parte do seu tempo? Hein?
"E então a caça ao Easter Egg de Halliday começou. Acredito que isso foi o que me salvou. Finalmente eu havia encontrado algo que valia a pena. Um sonho pelo qual valia a pena lutar. Nos últimos cinco anos, a Caça havia me dado um objetivo e um propósito. Uma missão a cumprir. Um motivo para me levantar de manhã. Algo pelo que esperar. Quando comecei a procurar pelo ovo, o futuro deixou de parecer tão sombrio."
Estou apaixonada pelo Jogador Nº1. Ernest Cline foi genial, ao explorar muitíssimo bem duas realidades completamente antagônicas: a real futurística e a virtual nostálgica. Enquanto nos apresenta uma realidade futura com famílias e cidades desestruturadas, fome, miséria e caos, dentro do OASIS reina a cultura pop dos anos 80, pois sendo essa a época preferida do seu criador, os usuários passaram a estudá-la exaustivamente, na tentativa de decifrar os enigmas e desafios propostos na "caça ao ovo".
Vivi dos 5 aos 15 anos na década de 80, então foi uma delícia para mim ler as referências a desenhos, filmes e músicas que eu conheci. Mesmo não sabendo muito sobre games, a narrativa é feita de forma tão clara, que dá pra entender tudo sem problemas.
Uma ótima dica para quem for ler esse livro, é ouvir as músicas citadas e consultar na internet o que for lhe desconhecido nas cenas: games, filmes, séries, personagens. Foi o que fiz, e isso tornou minha leitura muito mais rica e divertida.
Curta uma das músicas que tocou na festa de aniversário de Ogden Morrow, em um dos momentos mais fofos do livro:
E não é que rolou um romance virtual/real lindo?
Nem preciso dizer que amei...
Wade e seu avatar Parzival me encantaram, bem como Art3mis (lê-se Artemis), Aech, Shoto e Daito. A narrativa me comoveu, me fez vibrar pra caramba e também refletir muito sobre essa necessidade de estar "logada" o tempo todo, sobre o incômodo de estar "em OFF", sobre o que é real em um relacionamento... A terceira parte do livro definitivamente me surpreendeu e achei o final perfeito.
Pra felicidade da galera, descobri que Jogador Nº1 será adaptado para o cinema. Espero que seja uma super produção, pois o livro tem potencial para um filme incrível! Segundo o que consta na net, Ernest Cline vendeu os direitos de adaptação para a Warner Bros, e o próprio autor deve escrever o roteiro.
Leitura energizante, super recomendo!
Alimente o geek que existe em você!!!
Beijos...







OMG!!! Um livro que tem seu mistério escondido no meio das coisas dos anos 80, que eu amoooooooooo!!!! Ontem mesmo estava ouvindo as músicas da minha (nossa) infância e fiquei um pouco triste pelas crianças de hoje que não têm Trem da Alegria!! (sim, viajei, parei! rs)
ResponderExcluirO autor parece ter tido uma ideia fantástica mesmo!! Já queria esse livro, mas agora quero mais!!! Bem mais!!! rs...
Beijo!
Oi Ju!
ExcluirLer esse livro foi uma experiência deliciosa, acredito que você vai amar, depois me conta.
Beijos... Elis Culceag.
Galera, estava usando o sistema de comentário Disqus que deu problema e foi retirado, e como ele "engoliu" os comentários anteriores dessa resenha, em respeito a todos que comentaram, vou colar abaixo os comentários feitos anteriormente:
ResponderExcluirNeyla Suzart • 8 days ago
Oi Elis!
Ace me falou dessa resenha e eu vim conferir no mesmo dia, mas não tava conseguindo postar (o disqus comendo meu comentário - rs).
Faz tempo que estou querendo ler esse livro, pq todo mundo fala que ele é ótimo! Gosto de histórias que me prendam, que me deixem meio que alucinada pra continuar a devorar as páginas. E ele parece ser bem assim, né?
Sua resenha me deixou com mais vontade de ler :)
Beijos amiga ;*
Elis Culceag Mod Neyla Suzart • 8 days ago
Oi Neyla!
O Disqus está me dando trabalho essa semana =/
Tenho certeza de que essa história vai agradar tanto a você quanto ao Ace, a leitura para mim foi ótima, devorei mesmo!
Beijos... Elis Culceag.
Renata (do blog Escuta Essa) • 10 days ago
Oi Elis,
Demais a sua resenha! Estou lendo esse livro e estou achando muito legal!!
Adorei saber que vai virar filme, com certeza vou assistir.
Beijinhos
Renata
@blogescutaessa
Elis Culceag Mod Renata (do blog Escuta Essa) • 10 days ago
Oi Re!
Ernest Cline trabalha com cinema também, então estou apostando que será uma produção animal! Depois vou conferir a sua resenha e suas impressões do livro.
Beijos... Elis.
Carissa Vieira • 11 days ago
Fiquei com muita vontade de ler. Parece um livro magnífico. E adorei as referências aos anos 80.
Beijos, Carissa
Elis Culceag Mod Carissa Vieira • 11 days ago
Oba Carissa, acho que você sentiu minha empolgação daí, não foi?
O livro é um mergulho divertidíssimo. Beijão... Elis Culceag.
Ace Barros • 11 days ago
Elis, esse livro parece ser o máximo, repleto de referencias aos anos 80 e 90. A galera que quiser mais explicação sobre o livro pode ouvir esse Podcast aqui e ver se permanesse sem interesse. http://jovemnerd.ig.com.br/mat...
Elis Culceag Mod Ace Barros • 11 days ago
Oi Ace!
Cara, quando tava lendo pensei em você quando eles falaram em RPG e no Dungeons & Dragons. Quanto mais eu lia, mais ficava alucinada. Não sei se terá o mesmo efeito em pessoas mais jovens que eu, mas pelas resenhas que li por aí acredito que sim. Beijos pra você e pra Neyla!
Elis.
Rosem_Ferr • 12 days ago
Oi
Uma resenha bemmmmm passional, com trilha sonora e tudo, fiquei curiosa...
Bjosss!
Elis Culceag Mod Rosem_Ferr • 12 days ago
Hummm isso é bom!
A viagem foi ótima amiga =D
Beijão!
Lia Christo • 12 days ago
Oi Elis, sua resenha está uma delícia, super empolgante. Por isto, mesmo o livro não fazendo o meu estilo, caso ele venha a parar nas minhas mãos darei uma chance. Vlw a dica. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Elis Culceag Mod Lia Christo • 12 days ago
Oi Lia, ele merece uma chance sim! Peguei para ler na intenção de ler aos poucos, já que não era um livro de parceria, mas assim que comecei não consegui mais largar! Foi uma imersão =D
Beijos... Elis Culceag.
Leituras da Paty • 12 days ago
Ah eu já estive de olho nesse livro várias vezes, e sempre desistia, não tinha encontrado ainda uma resenha esclarecedora, agora compreendo melhor do que se trata, espero em breve poder ler.Adorei a ideia de um avatar(me fez lembrar do Second Life) e poder ser inserida num mundo virtual, é uma ideia totalmente diferente. Amei.
Beijos.
Elis Culceag Mod Leituras da Paty • 12 days ago
Oi Paty!
Tentei fazer a resenha sem revelar a jornada de Wade para que todos possam surpreender-se como eu, mas o espírito é esse, um mergulho num mundo virtual através de um avatar, uma caçada regada a diversas referências dos anos 80, diversos pontos de reflexão e uma narrativa dinâmica e envolvente.
Beijão... Elis Culceag.
Marina • 12 days ago
Não me interessei pelo livro, parece chato o/
Elis Culceag Mod Marina • 12 days ago -
Oi Marina!
Tem livros que nos interessam, outros não... isso é normal!
Beijos... Elis Culceag.
Quero ler!
ResponderExcluirDivirta-se, é show!
ExcluirBjs... Elis.
Estou querendo muito ler e tenho certeza de que na década de 80 devo me lembrar de muito coisa apesar de já estar entrando na fase dos trinta.
ResponderExcluirÓtima resenha
Beijos
O livro é delicioso Irene, você irá adorar, beijos!
ExcluirEsse livro é top na minha lista de leituras desejadas. Universos controversos repletos de emoções, uau, fabuloso!
ResponderExcluirPode deixar, vou pesquisar todos os elementos do enredo. Vou “jogar no Google”.
Também fiz parte dessa época... Suspiros... Quanta saudade.
A música que citou marcou presença em muitas festinhas românticas. Adoooro! ઇઉ.¸¸.*
Oi Mirian!
ExcluirQue saudades das festinhas quando chegava a hora da música lenta ;)
Beijos!!!
Como que dizem o por aí a gente conhece se o livro bom pela capa (ou não), e esse é o caso desse livro, que mostra que nunca devemos desistir dos nossos sonhos apesar das grandes dificuldades...
ResponderExcluirAdorei a resenha, Elis parabéns por seu ótimo trabalho...
Obrigada *-*
ExcluirEsse livro foi uma das minhas leituras preferidas de 2012!
Beijos... Elis Culceag.
Parabéns pela resenha! Eu estou muito curiosa para ler esse livro! Já me falaram muito bem dele!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Obrigada Ana, o livro é ótimo, satisfaça a curiosidade!
ExcluirBeijos... Elis.
Adorei sua resenha, acho que você descreveu super bem a narrativa do livro *_* Eu também adorei as referências dos anos 80 que é minha década favorita e realmente, foi uma surpresa saber que esse foi o primeiro livro do Ernest Cline, pois ele foi incrível! Estou super ansiosa para o filme!
ResponderExcluirBeijos!
www.centraldaleiturablog.blogspot.com