O Torreão - Jennifer Egan
Sinopse - Editora Intrínseca - 2012 - 240 páginas

Em "O Torreão", um neogótico da natureza humana, logo no anverso da primeira página nos deparamos com menções de diversas mídias sobre a obra. Como Jennifer Egan é jornalista e colunista do The New York Times, pensamos “assessoria potente e puro rasgamento de seda”, então você lê pra crer e... É tudo verdade!
“... Fantasia e realidade, emoção e perigo, páginas vertiginosamente inventivas, inteligente, desafiador, empolgante, um livro que vale a pena ser lido.”
Egan penetra no “não dito”, nos segredos e culpas escondidas na memória do carismático e irreverente Danny, que ao explorar os sinistros e úmidos caminhos do castelo, irá nos conduzir aos limites sombrios de suas aventuras e desventuras.
“Alto: ele estava no meio de um fim de mundo desgraçado. Era uma coisa radical e Danny gostava de coisas radicais. Elas o distraiam.”
Ao adentrar aos limites do Torreão, que muitas vezes associa-se ao próprio Danny, percebemos que toda a ambientação descrita, relaciona-se à angustia de seu passado secreto com seu primo Howie. No entanto, apesar do relato de mistério, suspense e medo vinculado a fantasmas do inconsciente, mescla-se uma ironia sarcástica e mordaz, traço marcante da personagem, que não se deixa abater, ergue-se dos escombros, não é corajoso, é ousado, atrevido e cínico.
“... cheiros que alguma vez o fizeram pensar apenas por um segundo (mas depois esquecer) que a vida normal era fina, era frágil: uma película tênue esticada por cima de uma outra coisa que nada tinha a ver com ela, uma coisa grande, estranha e escura.”
A inventividade e gênio criativo da autora nos surpreende a cada página com esse Danny anti-herói, bipolar e carismático, que monopoliza a narrativa de oito capítulos alegremente saltitando em suas botas da sorte. Os conceitos de “alto” e “verme” que Danny interpõe a determinadas situações são marcantes e inesquecíveis. Ele próprio, um ícone da era da informação com sua “absoluta” e droga adicta necessidade de estar conectado para sentir-se alguém, ou parte de algo, numa paródia entre a rede e a falta de sentido que amplia a solidão contemporânea.
E aí vamos nós, aos caminhos bifurcados da metalinguagem, pois Danny é o fantástico protagonista, mas quem está contando a historia é o enigmático Ray, temos então uma viagem à parte, ou seja, a relação entre abrir as portas da imaginação como uma passagem de primeira classe para a liberdade, pois é do interior de uma prisão que ele escreve.
Nesta construção híbrida, fatos relacionam-se, pessoas, rancores, amores, mulheres, desejos e sonhos aparentemente impossíveis com um desfecho surpreendente e genial.
Embarque para Praga agora mesmo, o Torreão está a sua espera.
Excelente leitura! By .:.






Não é o que estou acostumada a ler, mas me pareceu o tipo de leitura que te prende, amei a indicação.
ResponderExcluirRafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/
Parace ser bem interessante essa leitura ;)
ResponderExcluirGostei da resenha :)
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Este livro já está na minha programação de 2012, fui conquistada pela sinopse, e lendo esta resenha percebo que terei uma ótima leitura. Rosem você deveria ser escritora, você escreve muito bem.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Wôw! Adorei a resenha!
ResponderExcluirVejo sempre esse livro exposto nas livrarias e nunca tive a curiosidade de pegá-lo pra xeretar. Mas fiquei interessada em todas essas mensagens escondidas nas entrelinhas...
beijão!
http://verbo-ler.com.br/
Para
ResponderExcluiro mundo, vc pode ser mais uma pessoa, mas para uma pessoa vc pode ser o mundo
dele.
Tenha
uma semana abençoada, filha do Senhor.
Bju
Toninha
Oi Rosem! Oi Elis!
ResponderExcluirEssa é a mesma autora de A visita cruel do tempo, né?
Eu não sou muito fã dessa capa, acho estranha. Mas eu curti a história e acho que, assim que tiver oportunidade, estarei lendo.
Parabéns pela resenha :)
Beijos ;*
http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Excelente resenha!
ResponderExcluirA capa não é nada atrativa, mas a história parece ser boa!!!
Beijos
Olá Chrysthie,
ResponderExcluirGracias, foi o Danny que me inspirou.
Bjuss!
Oi Neyla,
ResponderExcluirSim é ela, excelente autora e um enredo de extrema criatividade.
gracias!
Bjos!
Ola Toninha,
ResponderExcluirque a sua seja repleta de luz!
bjo!
Oi Lia,
ResponderExcluirtem várias mensagens nas entrelinhas, é genial, amei.
Bjussss!
Oi cida,
ResponderExcluirno mínimo surpreendente, quanto a escrever, simmmm, é meu futuro próximo.
Bjos!!
Ola Renata,
ResponderExcluirmuito interessante, gracias .
Bjks!
Oi Rafa,
ResponderExcluirSe você for curiosa, devora-o de um só folego como eu quase fiz, em breve outras leituras bacanas.
Bjo!