
Você empresta seus livros? Se a resposta for sim, faz algum tipo de recomendação (ou ameaça) ao emprestar? Se a resposta for não, tem uma (ou mais) desculpas prontas pra usar quando te pedem um livro emprestado?
Regulamento
* Os comentários podem ser realizados no período de 17/08/2013 a 31/08/2013. Será permitido apenas 1 comentário por participante.
* As respostas serão avaliadas pela equipe do blog, que escolherá a mais interessante e adequada ao tema, premiando o(a) autor(a) do comentário com um Kit de Marcadores (foto acima).
* O resultado será divulgado no dia 01/09/2013 e entraremos em contato com o(a) ganhador(a) através do e-mail deixado no comentário. O(a) ganhador(a) terá 72 horas para nos retornar o contato, fornecendo seu nome e endereço completos para o envio do prêmio, que será feito em até 30 dias.
* Este concurso é de caráter exclusivamente cultural, não subordinado a qualquer modalidade de sorte e a participação é voluntária e gratuita. Ao se inscrever, o participante declara concordar com as regras descritas nessa postagem.
Participem e divirtam-se!
Resultado: atualizado em 01/09/2013
Humm, foi difícil escolher a resposta vencedora, tivemos comentários ótimos por aqui! Mas a participante que mais nos chamou a atenção foi a Suelen Mattos, que quando não confia no solicitante simplesmente saca um eclipse da cartola! Adoramos a "sutil" disfarçada Suelen, iremos utilizar!!! Veja o comentário dela:
Ah, depende da pessoa.... Só empresto pra pessoas em quem eu confio MUITO. E mesmo assim solto o meu discurso: "Eu tenho mais ciúmes desse livro do que teria de um namorado. Então cuide muito bem dele". Já qndo pessoas "não confiáveis" me pedem emprestado, eu mudo de assunto na maior cara de pau. E mudo sempre pro mesmo assunto: "pois é, né... e o eclipse ontem, você viu?! Lindo, né?! Não?! Vixe, perdeu!".
Parabéns Suelen!!!
Estou enviando um e-mail para você =)
Agradecemos a participação pessoal, faremos outra
Pergunta Ocasional em breve, por enquanto participem do
Concurso Cultural e do Top Comentarista que estão rolando!
Concurso Cultural e do Top Comentarista que estão rolando!
Beijos... Elis Culceag.



Empresto para a melhor amiga, e já deixo ciente que "é bom devolver meu livro como se nunca tivesse lido ou eu corto seu pescoço".
ResponderExcluirNãoo! Simples assim: Você viu se tem na biblioteca pública?
ResponderExcluirElis,esqueci de deixar o email: fatimaapvicente@gmail.com
ResponderExcluirSim, eu empresto, quase sempre enrolado em um saco bolha.
ResponderExcluirSempre falo muito cuidado e cito um personagem do livro.
Ex: Muito cuidado com meu Travis...
thalita25santos@gmail.com ou
talita_aveiro@hotmail.com
É muito raro eu emprestar algum. Poucas pessoas conhecem a minha estante, e quando veem normalmente falam que vão querer algum, falo que até empresto mais que tem que tomar cuidado e que eu sei onde ele morar que é para ficar esperto.
ResponderExcluirgisa_oliveira07@hotmail.com
Não empresto meus livros,e sou direta em dizer que ninguém cuida deles como eu.
ResponderExcluirE se insistir digo que meus bebes não ficam longe de sua mãe.
Oi,sim empresto meus livros porque é importante compartilhar o amor pela leitura, mas faço recomendações:não pegar com a mão molhada ou cheia de gordura,não deixar o livro pegar sol ou chuva,usar marcador,tem uma semana de prazo para ler,se perder o livro quero ganhar um outro e se não encontrar o mesmo vai ter que se virar e encontrar,porque esse tem valor sentimental ou é edição de colecionador e se não cumprir essas regrinhas não empresto mais!
ResponderExcluirFaltou o e-mail: vanessaanjosqueiroz@globomail.com
ExcluirEmprestar eu até empresto, mas só pra um número restrito de pessoas. E pra eu tenho que confiar muito, hein! Agora, livros novos nem pensar... o livro pode ficar dez anos parado na minha estante, se eu ainda não li, nem adianta perguntar, rs
ResponderExcluirthais.titina@hotmail.com
http://missthay.blogspot.com.br/
Empresto sim, sem crise! Adoro compartilhar as histórias que eu leio e fico feliz em poder recomendar pra alguém algum livro que eu tenha gostado. Mas geralmente, a única exigência que eu faço, é que me devolva o livro, né? rsrsrs
ResponderExcluirSim empresto alguns e com algumas condições: Informar em quanto tempo pretende ler e me devolver, pois anoto em um controle (planilha de Excel) que tenho em meu computador, nesta planilha tem NOME, TITULO DO LIVRO, DATA DO EMPRÉSTIMO, DATA DA PROVÁVEL DEVOLUÇÃO E STATUS. Caso a pessoa não devolva no prazo que ela mesmo se comprometeu eu compro e se quiser prolongar por mais 15 dias eu abro esta exceção. Não empresto nenhum livro com dedicatória. E-mails: mtania.bueno@uol.com.br e tania.bueno73@gmail.com
ResponderExcluirVocê empresta seus livros? Se a resposta for sim, faz algum tipo de recomendação (ou ameaça) ao emprestar? Se a resposta for não, tem uma (ou mais) desculpas prontas pra usar quando te pedem um livro emprestado?
ResponderExcluirSó empresto para quem sabe cuidar, geralmente bookaholics como eu têm mais cuidado. Mas tb empresto à minha irmã para que ela tenha sempre algo pra ler, mas ela é tão relapsa e desligada que eu encapo o livro com papel madeira pra evitar qualquer má surpresa depois, rs. Além de encher de recomendações, ligar pra saber em que ponto d leitura ela está e, sempre, sempre, recomendar mais uma vez... e ameaçar tb, irmã pode, hahaha!
Quando não quero emprestar digo que já está emprestado, mudo de assunto e dou um jeitinho de dizer que sou muito ciumenta com meus livros, que eles não saem de casa sem mim, o que não deixa de ser verdade.
E quando o assunto é livro - sempre uma ótima conversa, né? - falo logo que amo os meus livros e não empresto, mas com jeitinho, como quem não quer nada, só pra evitar que a pessoa me peça...
manuhitz@hotmail.com
Depende de quem pede. Se for um amigo que eu confio muito eu empresto, mas estabeleço um prazo. Se for alguém que eu não confio ou não gosto, ai eu digo que o livro está emprestado ou que eu não tenho mais.
ResponderExcluirAh, e falo também que qualquer dano ao livro, a pessoa deverá me comprar outro ^^
driely.meira@hotmail.com
Tem apenas uma amiga minha que eu empresto, e quando empresto digo que quero o livro exatamente como emprestei, ai também empresto um marcador pra ela nem sonhar em marcar as paginas com a orelha do livro, e falo pra ela cuidar como se fosse dela (porque ela é igual eu em relação a livros). E quando qualquer outra pessoa pede o livro eu digo, que tem uma amiga (a mesma que eu empresto) pediu primeiro e quando ela acabar de ler eu empresto, ai a pessoa esquece e eu nunca mais toco o assunto :)
ResponderExcluirrafinha_rafa_15@hotmail.com
Sim, eu empresto através do grupo Livro Viajante no Skoob com aquelas regras básicas "plástico bolha, código de rastreamento, valor declarado" e a responsabilidade de devolver o livro melhor do que quando chegou nas mãos da pessoa. HSUASHAUHSA
ResponderExcluirQuando uma história é boa, por que não deixar outra pessoa se encantar também?
@nyasmim
yasmim_fd@hotmail.com
Não posso emprestar meu livro, minha mãe não deixa... (essa é a resposta que sempre dou!)
ResponderExcluirmichelle.agda@gmail.com
@oisoumichs
Beijinhos ;*
Ah, depende da pessoa.... Só empresto pra pessoas em quem eu confio MUITO. E mesmo assim solto o meu discurso: "Eu tenho mais ciúmes desse livro do que teria de um namorado. Então cuide muito bem dele". Já qndo pessoas "não confiáveis" me pedem emprestado, eu mudo de assunto na maior cara de pau. E mudo sempre pro mesmo assunto: "pois é, né... e o eclipse ontem, você viu?! Lindo, né?! Não?! Vixe, perdeu!".
ResponderExcluirsuelenmelzinha@hotmail.com
Não costumo emprestar muito não, só empresto quando é alguém em quem eu confio, mas esse ano emprestei o mesmo livro pra três pessoas (todas da família, ou seja íntimas) e para as três disse "Pelo amor de Deus, nunca use a orelha do livro pra marcar página!" e deixei um marcador com elas.
ResponderExcluirthatanunessilva@hotmail.com
olha eu aprendi a duras penas que você só deve emprestar seus livros para quem sabe respeitá-los, que irá cuidar com amor. Empresto sem problemas e não me importo se a pessoa demora pra ler, mas sempre imploro para a pessoa jamais marcar o livro dobrando ou usar a orelha do livro! meu discursinho básico: você irá conhecer pessoas com essa história, irá se envolver com os personagens, amará e odiará ,ler um livro é sempre uma fonte de prazer, de momento de viajar pelo mundo sem sair do lugar e se um objeto proporciona tantas alegrias merece o mínimo de cuidado
ResponderExcluirthailikasouza_candy@hotmail.com
@thailadesouza
Não empresto muito não,só empresto pra minha melhor amiga porque ela sabe do meu amor por eles,e olha lá ainda porque fico com dor no coração,mas quando alguém que eu não quero emprestar me pede eu respondo: "ah tá com uma amiga minha,emprestei pra ela faz pouco tempo,mas quando ela terminar te aviso...." ai a pessoa nem pede mais e eu também não falo mais nada.
ResponderExcluirthaina1001@hotmail.com
Não empresto meus bebês para ninguém, pois sei que não cuidam como eu. Já disse na cara da prima do meu marido, quando ela me pediu emprestado o livro Querido John e meu Kindle, que não empresto pois sei que ela não tem cuidado com as coisas dela, imagina com as minhas...hehehehehe
ResponderExcluirNunca mais ninguém me pediu, pois sabe que a resposta será um sonoro NÃO!
michelleladislau@yahoo.com.br
@MiLadislau
Se algum amigo meu gostasse realmente de ler como eu emprestaria sem problema algum, porem como eles nao tem esse habito entao a preocupação de emprestar livros e nao ser devolvido da maneira correta estou livre!
ResponderExcluirJessica Lisboa
jessikalisboa_@hotmail.com
xx
Emprestar, até empresto, mas vai muito da pessoa... recomendações, muitas... não amasse, não suje, nada de fazer orelhas, é um bem precioso pra mim, é dois "V" - vai e volta, rápido de preferência...
ResponderExcluirjoanesagmeister@gmail.com
Costumo mais dar livros do que emprestar.
ResponderExcluirEu empresto pouco e quando é para pessoas que conheço e sei curtem ler e me devolvem.
Tem livros na minha estante que são meus favoritos, tenho o maior carinho e sou chata para emprestar.
saletadeleitura@gmail.com
@saleitura
Eu até empresto mas só para pessoas bem próximas e ainda digo..Cuide deles com sua própria vida!!E claro assim que terminar de ler por favor devolver ;)
ResponderExcluirGeralmente quando não quero emprestar digo um NÃO na cara dura!!Nada melhor que a pura sinceridade ♥
=)
szane@hotmail.com
ResponderExcluirRaramente empresto e para isso existem regras:
ResponderExcluir1. Somente empresto para pessoas que amam livros como eu.
2. Elas tem que jurarem que vão ter extremo cuidado com meus amores.
3. Anoto a data e até a hora do empréstimo.
4. Determino um prazo razoável de tempo de devolução.
5. Jamais empresto meus favoritos!!!
Não empresto livros não...... Anteriormente, quando emprestava, ou ficava sem eles, ou eles me eram devolvidos danificados...Um deles até me foi devolvido ainda molhado, e a pessoa me pediu mil desculpas por te-lo deixado cair no esgoto da rua. Pode???? No mínimo ela deveria ter comprado outro e talvez nem precisasse mencionar o episódio, mas me devolver o livro molhado de esgoto!!!!! Agora se me pedem um livro emprestado digo "na lata" que não empresto e F....-se!!!!!!!
ResponderExcluirEsqueci de deixar o e-mail: ana.apnrm@gmail.com
ResponderExcluirA depender da pessoa empresto sim.
ResponderExcluirComo a maioria dos meus amigos não leem muito, estou livre de "elaborar" desculpas, rsrs.
sena.gladys@gmail.com
Empresto, mas já aviso "cuide com a sua vida, porque se algo acontecer ao meu bebê você não irá precisar mais dela". Sempre funciona, kkkkkkk
ResponderExcluirOps! Esqueci o email: mello_angarten@yahoo.com.br
ResponderExcluirNossa se tem coisa mais estranha é emprestar um livro teu. Empresto dificilmente e sou daquelas que fica cobrando e perguntando se já leu, se está gostando e se não percebeu que estou mandando "indiretas" pra me devolver digo que preciso urgente porque minha estante precisa daquele livro e falo sério, acho que é por isso que quase ninguém me pede livro emprestado. Porque sou mega cuidadosa com meus livros e quem me conhece já sabe disso.
ResponderExcluirE-mail: mih.prado@hotmail.com
Bom, eu ja emprestei três livros meus pra uma pessoa e tive a pior experiência da minha vida. O livro era diários do vampiro, a primeira coleção eu emprestei o despertar e ela demorou MESES pra me devolver, e devolveu apenas porque eu pedi. o livro veio todo sujo as folhas estavam mal cuidadas, amassadas, tava meio rasgadinho e bem sujo :(. depois ela me pediu o resto, fiquei com receio mas não consigo dizer não a alguém, então emprestei, ao menos esses dois ela nem leu direito e sujou menos mas mesmo assim ela conseguiu sujar e amassar :(, depois disso aprendi a lição e so empresto pra quem REALMENTE cuida, é muito ruim ver umas das coisas mais legais que voce tem, que voce pagou caro, todo sujo e amassado.
ResponderExcluiremail: guilhermeid21@gmail.com
ResponderExcluirSim, empresto na boa.. tão bom dividir as leituras que gosto... melhor que o livro parado na estante, é nas mãos de alguém!! As recomendações, são as básicas, cuidado com o livro e que devolva!!
ResponderExcluirerikadibernardo@bol.com.br
Eu raramente empresto meus livros mas já tive péssimas experiências com isso. Eu realmente não me importo em ler livros muito usados; eu sempre compro livros no sebo e me interesso mais pela história em si do que pelo estado do livro mas acho absurdo uma pessoa pegar um livro novo emprestado e devolver todo detonado, pois isso já me aconteceu. Mas o pior era o meu Tio Rodrigo, que não devolvia os livros que pegava emprestado, então eu nunca emprestava para ele livros que pretendia reler ou aqueles de que gostava muito (bom eu fiz isso uma vez para nunca mais). Mas era bom, quando eu não me interessava muito pelo livro, passava para ele e ele sempre me trazia outros livros que certamente pegava com outras pessoas. Era uma figura o meu tio e agora me deu saudades dele.
ResponderExcluirmcrisaragao@gmail.com
Eu sou meio problemática para emprestar QUALQUER coisa minha, mais já fiz essas tentativas de emprestar livros e o resultado foi PÉSSIMO ! Primeiro um devolveu o livro depois de 1 ano porque cobrei cobrei e cobrei e DETALHE: NÃO LEU O LIVRO ! A segunda emprestei meu livro e ela deixou a prima pegar, deixar jogado e tomar chuva, resultado teve que comprar outro para mim. Então depois dessas experiências a RESPOSTA É NÃO, não empresto mais livros meus..Pois tenho tanto cuidado e carinho com eles e espero que as pessoas tenham o mesmo e NÃO TEM.
ResponderExcluirmonica.oli@oi.com.br
Oi! Comigo sai um não ou...Empresto desde que vc devolva inteiro e quando inteiro é: Sem riscos, rabiscos, não use a orelha do livro (sinto muito, mas ele não é marcador de página-NÃO TEM?? empresto esse favor devolver junto com o livro, antes de ler lave as mãos (vai que vc comeu algo gorduroso ou chocolate ne). E eu só preciso de uns dados seus para o cadastro na minha biblioteca (eu posso não por nome nos livros, mas eu uso PHL -software de biblioteca- que me lembrará que o livro está com vc, e para saber se vc está lendo mesmo o livro eu perguntarei: Tá gostando do livro? E antes que eu me esqueça me empresta aquele livro seu. Se eu tiver o livro eu falarei que é para comparar as edições, nunca sabemos qdo muda ne. kkkkk
ResponderExcluirSe depois de td isso a pessoa não perder a coragem, eu empresto o livro.
juliana.rubymoon@gmail.com
Eu não empresto meus livros. Eu digo que há um dragão muito perigoso cuidando deles( no caso o dragão sou eu kkk)
ResponderExcluirline_kaka@hotmail.com
Depende de quem pede mas geralmente é não. Só empresto pras minhas amigas q eu sei q cuidam bem dos livros, pros outros eu ainda não terminei de ler ou já está emprestado kkkk
ResponderExcluirlinecyc@homail.com
Eu empresto mais não e a todo mundo, e só aquelas pessoa que eu sei que vão ler mesmo e vão cuidar do livro como se fosse deles, fora isso não empresto.
ResponderExcluirtarcyana_maria94@hotmail.com
CONCURSO CULTURAL ENCERRADO.
ResponderExcluirObaaaa, ganheeeeei!!!!! Obrigadaaaaa, muito, muito, muito feliz!!!! Acabei de responder o e-mail!!!
ResponderExcluirBjnhs!!!!
=)