Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Aryane Cararo e Duda Porto de Souza
Sinopse - Editora Seguinte - 2017 - 208 páginas

O título “Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil” já diz tudo sobre esse livro biográfico cheio de empoderamento feminino e história. Com duas autoras e nove ilustradoras com trabalhos incríveis, podemos conhecer muito da história do nosso país ao longo desta obra.
Somos apresentados a 44 mulheres brasileiras ou abrasileiradas de todos os tempos, que merecem ser lembradas por algum feito importantíssimo que mudou a história do Brasil. Algumas delas já são bem conhecidas (como Carmen Miranda, Marta, Maria da Penha, Chiquinha Gonzaga, Princesa Isabel, Dandara, etc), outras foram esquecidas nos livros e só conheci agora com esta leitura.
A cada capítulo temos a ilustração da figura histórica retratada, sua biografia, seus feitos e às vezes alguma informação a mais. São três folhas escritas e uma com ilustração para cada mulher, a leitura é bem rápida, com linguagem fácil e dá pra aprender bastante coisa! É ótimo ler sobre uma mulher por dia para sempre se inspirar com essas personalidades incríveis!
“Sou uma pessoa livre e em paz com o mundo. Conquistei minha liberdade a duras penas, rompendo com as convenções que tolhiam meus passos.” [Leila Diniz]
Sobre as ilustrações, gostei muito de todas, mas tiveram duas artistas que ganharam meu coração: Lole e Bárbara Malagoli, fiquei super interessada em conhecer outros trabalhos delas. E também amei a capa holográfica, que dependendo da posição que você olha, forma quase todo o arco-íris!
No final do livro há um Glossário onde dá para prender ainda mais sobre alguns termos citados anteriormente e uma linha do tempo “A vida das mulheres brasileiras”, para se situar cronologicamente e saber quando os direitos femininos foram conquistados e o quanto isso demorou para acontecer.
É legal refletir, durante a leitura, que muitas daquelas mulheres passaram por dificuldades e tiveram uma vida bem simples, mas mesmo assim fizeram algo notável e lutaram por seus princípios, não deixaram que a sociedade as moldasse. Quantas de nós também não somos, ou ainda nos tornaremos, mulheres extraordinárias?
Recomendo demais o livro por ser bem diferente e misturar duas coisas que eu gosto muito: história e biografias, e ainda falar sobre mulheres. É importante valorizá-las e lembrá-las, porque nem só de homens é feita a história brasileira!
“Lute contra o preconceito. Lute contra a falta de apoio. (...) Lembre-se de quão sozinha você se sente agora e ouça quando eu te digo o seguinte: no mundo inteiro, existem meninas que se sentem do mesmo jeito. Meninas que recebem olhares, meninas que são questionadas sobre estar ali, meninas que são expulsas de campeonatos e recebem apelidos nada elogiosos.” [Marta Vieira]
Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos empoderados...







que lindo, desde a capa a diagramação interna, um capricho só!
ResponderExcluiracho legal as biografias históricas dessas mulheres
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi, Samantha! Oi, Elis!
ResponderExcluirQue capa linda, deixou o livro ainda mais convidativo. Adorei o tema, tudo que envolve empoderamento feminino chama minha atenção. Fiquei curiosa para ver as ilustrações, devem ser lindas.
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Além da capa ser lindissima, o livro ser ilustrado o que dá uma cara para nossas heroínas o livro tem tudo para ser um incentivo cada vez maior para nós mulheres seguirmos nossos sonhos e desejos e não se deixar levar pelo mundo machista que em inumeras vezes tentando nos diminuir. Assim qeu tiver oportunidade quero essa obra pra mim.
ResponderExcluirNão gosto de capas holográficas.
ResponderExcluirAchei incrível a ideia esta linha do tempo e como vc disse, "nem só de homens é feita a história brasileira", precisamos conhecê-las.
Livros sobre o empoderamento feminino estão entre os meus favoritos, amo!
ResponderExcluirOi, Samantha!
ResponderExcluirConfesso que não curto livros biográficos, mas o tema abordado no livro - empoderamento feminino - me deixou bastante interessada em Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil e já adicionei na minha lista de leitura, é sempre bom lembrar o papel importante que as mulheres tiveram ao longo dos anos, suas lutas e conquistas... Concordo completamente com você, nem só de homens é feita a história brasileira!
Também amei a capa holográfica.
Abraços, valeu pela dica!